Uma equipe de quinze técnicos da Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciaram uma ontem uma fiscalização econômico-financeira na contabilidade da empresa América Latina Logística (ALL) ? que antiga Ferrovia Sul-Atlântico, que ganhou a concessão para explorar as ferrovias da Malha Sul da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Embora a ALL afirme que a inspeção é de rotina, a ANTT disse que a empresa apresentou alguns problemas, sendo até alvo de diversas denúncias ? algumas delas feitas pelo governo do Estado ? de prática abusiva do poder econômico e descumprimento do contrato de concessão. O trabalho da ANTT deverá durar uma semana.
Entre as denúncias que estão sendo investigadas está o impedimento do tráfego, por uma semana, de cargas da Ferropar (Ferrovia Paraná S/A) ? subconcessionária da Estrada de Ferro Paraná Oeste ? vindo de Cascavel para o Porto de Paranaguá, retendo cerca de 110 vagões carregados de grãos em Guarapuava. Isso aconteceu, segundo a ALL, porque a empresa fornecia vagões para a Ferropar, que deveria repassar para a ALL parte do frete cobrado pelo transporte de produtos. Como isso não vinha acontecendo, a ALL resolveu suspender o fornecimento de vagões.
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