“Antes do ministério, tem de definir coalizão”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, no discurso a 16 governadores e dois vice-governadores que apóiam o governo, que antes de montar um novo ministério vai discutir o tipo de política de coalizão que pretende praticar a partir de 2007. Ele anunciou que, na próxima semana, vai conversar com o PDT e o PV e procurar também o PPS (agora fundido com PH e PMN sob a sigla "MD"), "a não ser que alguém não queira conversar". Lula não citou o nome do PPS, mas um dos principais líderes desse partido o deputado Roberto Freire (PE), é da oposição. "Quando um não quer dois não conversam", disse. O presidente voltou a anunciar que vai conversar também com líderes do PSDB. Citou os senadores Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissatti (CE).

"Não há mais governo de oposição nem de situação. A relação republicana mostra que temos que nos relacionar independentemente dos partidos, da disputa política, da ideologia", afirmou Lula, acrescentando que esses fatores deixaram de existir a partir da apuração do resultado das eleições. "E agora somos todos responsáveis", afirmou.

O presidente afirmou que espera contar com a participação de todos os 27 governadores do País na próxima reunião (prevista para janeiro). Citou nomes de governadores eleitos pelo PSDB, como José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), afirmando que os conhece há 30 anos. Mencionou também a governadora eleita pelo PSDB no Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. "Quando vou a um município, eu não olho o partido a que o prefeito é filiado", afirmou, sob aplausos. Fez a ressalva de que conhece pouco o governador eleito de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), mas disse que também será muito bem tratado.

O presidente voltou a afirmar, também, que está determinado a fazer um governo melhor no segundo mandato e que está disposto a "qualificar", da melhor forma possível, a relação com os governadores. Ele reconheceu que reformas estruturais só podem ser feitas "com a concordância dos eleitos".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo