Rio, 01 (AE) – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai lançar amanhã (02) um programa de qualificação para o setor que irá criar um ranking semestral das melhores operadoras de planos de saúde do País. A avaliação será baseada, prioritariamente, no desempenho das empresas na qualidade da assistência prestada (atenção à saúde) e na oferta de ações de prevenção a doenças.

continua após a publicidade

O diretor-presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, adiantou hoje que o objetivo é mudar a forma como a maioria das operadoras trabalha hoje, ampliando o foco para além dos aspectos econômico-financeiros. "É um novo rumo para o setor. Hoje existe a idéia de que só é possível melhorar a situação financeira da empresa aumentando as mensalidades, o número de internações e de exames. Mas o equilíbrio pode ser alcançado associado à melhoria da qualidade da atenção à saúde, por meio, por exemplo, de medidas preventivas", disse Santos, durante o 1º Seminário de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças na Saúde Suplementar, realizado no Rio.

O ranking será implantado em três fases, e a primeira deve incluir 34 indicadores de qualidade. Para elaborar o índice de desempenho, que vai variar de 0 a 10, a ANS utilizou critérios internacionais e nacionais, baseados em quatro aspectos: atenção à saúde (50%), econômico-financeiro (30%), estrutura e operação (10%) e satisfação do usuário (10%).

INTERCLÍNICAS – Um executivo do Grupo Amil revelou hoje que as negociações para a incorporação dos 190 mil usuários da Interclínicas estão adiantadas. O contato foi realizado na terça-feira, quando duas outras empresas do setor também mostraram interesse em administrar os contratos da operadora paulista. "A incorporação vai ser boa para todos, pois somos uma empresa sólida, que pode garantir um bom atendimento", disse o executivo da Amil.

continua após a publicidade