Brasília – O Ministério da Agricultura e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) assinaram convênio nesta terça-feira (05) para troca de informações sobre produção e distribuição do álcool combustível no país para evitar fraudes e o comércio clandestino do produto.
De acordo com o ministro da Agricultura, Luis Carlos Guedes Pinto, o convênio vai permitir um controle maior da qualidade do álcool produzido no Brasil. ?Nós estamos preocupados com a qualidade. O ministério acompanha não só a produção e a formação de estoques no país, mas também a qualidade do produto. Esse controle também é feito pela ANP, e esse convênio vai nos permitir atuar de forma cooperativa?, explicou.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, atualmente 40% dos carros que abastecem no país são movidos a álcool, e com os carros flex, que podem usar tanto álcool como gasolina, esse número vem crescendo. Por dia, são produzidos quatro mil carros flex em todo o país. Há também a mistura de 20% do álcool à gasolina.