Os estudantes das escolas particulares obtiveram médias maiores do que os alunos da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
No Rio Grande do Sul, por exemplo, estado que apresentou menos disparidades entre estes dois universos de alunos, os estudantes da rede particular obtiveram, em média, 12,10 pontos (as provas valem 100 pontos) a mais na Redação do que aqueles de escolas públicas. Na parte objetiva, a diferença foi de 10,52 pontos.
Em outros locais, entretanto, a diferença foi maior. No Piauí, os alunos de escolas particulares obtiveram na Redação 27,32 pontos a mais do que os da rede pública.
O Distrito Federal apresentou a maior disparidade na parte objetiva. Alunos de escolas privadas ficaram com média de 68,36 (em uma escala de zero a 100), enquanto que os de estabelecimentos públicos conseguiram 43,15. A diferença é de 25,21 pontos, mais de um quarto do valor total do exame (100 pontos).