A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Conselho do Litoral (Colit), iniciou nesta terça-feira (12) um projeto de manejo de animais domésticos na Ilha do Mel. O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria da Saúde e será estendido a outros municípios do litoral paranaense.
Segundo o secretario do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o projeto irá facilitar a definição de ações futuras para recolhimento dos animais sem dono. ?Esperamos terminar este trabalho em todos os municípios do litoral nos próximos meses para que no início da temporada esta situação esteja resolvida?, disse o secretário.
O projeto será realizado em duas etapas. A primeira envolve o cadastramento dos animais, utilizando para isso fotografias e utensílios de identificação. Estima-se que somente na Ilha do Mel habitem cerca de 500 cachorros e gatos. Nesta etapa será promovida a vacinação e a desvermifugação dos animais.
Além disso, será realizada a coleta de sangue para averiguar o desenvolvimento de doenças, como a toxoplasmose. Também serão coletadas amostras da areia da praia de diversos pontos para avaliar a ocorrência de bicho geográfico e outros problemas relacionados à presença dos animais.
Na segunda fase poderá ser realizada a castração dos animais (a critério do proprietário) e o Colit estará orientando a população quanto às responsabilidades sobre a criação de cães e gatos. ?Ainda estamos avaliando os procedimentos relacionados aos animais sem dono, mas o mais provável é que sejam realizadas campanhas de adoção?, explicou o secretário executivo do Colit, José Álvaro Carneiro.
O projeto conta com o apoio de voluntários integrados ao programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação (VOU), que estimula a participação espontânea de pessoas interessadas em colaborar desenvolvendo atividades de manejo e proteção nas Unidades de Conservação, como parques estaduais e áreas de proteção ambiental.