Angra II é desligada para corrigir falha no sistema de refrigeração

Rio – A Usina de Angra II vai incorporar à sua equipe técnica neste fim de semana três novos engenheiros alemães para ajudar no trabalho de troca do rotor do gerador elétrico, devido a uma falha no sistema de refrigeração a água. A Eletronuclear, responsável pela administração e operação das Usinas Angra I e II, informou que a unidade já foi desligada do sistema elétrico brasileiro no último dia 19 para identificação do local de passagem de água. A tarefa precede a troca do rotor.

O chefe de Angra II, o físico nuclear Antonio Carlos Mazzaro, disse que a usina havia sido desligada no dia 30 de novembro do ano passado, após a constatação do vazamento. A partir dessa data, os técnicos fizeram vários testes para detectar o local de passagem de água e secar a máquina internamente. Durante esse processo, a máquina foi ligada e desligada algumas vezes. A última data de conexão da máquina, também como parte dos testes, ocorreu no dia 14 deste mês, precedendo novo desligamento no dia 19, para localização especifica de onde era o vazamento.

Mazzaro explicou que a primeira avaliação aponta para a retomada da operação de Angra II no início de abril. Ele disse que o serviço é demorado em função do peso e do grau de sofisticação da peça, o que exige muito cuidado. Serão necessárias ainda ferramentas, componentes e técnicos da Alemanha para executar o trabalho. A desmontagem do equipamento já foi iniciada pela equipe brasileira. Se houver necessidade de testes especiais, Mazzaro afirmou que outros técnicos alemães deverão se somar à equipe posteriormente.

O chefe de Angra II informou que o rotor é um conjunto de componentes importantes do gerador, cuja operação tem como finalidade produzir energia elétrica. O rotor pesa em torno de 180 toneladas. No processo de funcionamento normal do gerador, ele fica girando a 1.800 rotações por minuto, criando um campo eletromagnético e, em função disso, é gerada energia.

Mazzaro disse ainda que desde 30 de novembro de 2004 até a parada feita em 19 deste mês, 400 litros de água foram removidos de dentro do gerador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo