A usina nuclear Angra 1 será desligada amanhã(26) para reabastecimento de combustível, segundo informou hoje, a Eletronuclear, estatal responsável pela operação das duas usinas nucleares brasileiras. Segundo a empresa, a paralisação já estava programada para reabastecer um terço do combustível nuclear, além de operações de inspeções e manutenção. O tempo previsto da parada é de 45 dias.

continua após a publicidade

Com a paralisação de Angra 1, o sistema elétrico brasileiro perderá uma produção de cerca de 2.000 MW médios nos próximos 45 dias, já que a usina Angra 2 também está paralisada, nesse caso por problemas técnicos.

A substituição do combustível exigirá cerca de 550 profissionais brasileiros e 160 estrangeiros para a execução de cerca de quatro mil tarefas, segundo a Eletronuclear. O custo total da operação foi estimado em R$ 59 milhões. Além do reabastecimento de combustível do reator, estão previstos o reparo e a inspeção dos tubos dos geradores de vapor; a troca do motor da bomba 2 do refrigerante do reator; inspeção na turbina 1 de baixa pressão; e a inspeção no gerador elétrico principal.

continua após a publicidade