Dirigentes do setor automotivo informaram nesta sexta-feira (4) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que as vendas de automóveis no primeiro quadrimestre de 2007 cresceram 22,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No encontro, também comemoraram a marca de 50 milhões de automóveis produzidos no Brasil. De acordo com os dados apresentados a Lula pela Anfavea, a estimativa de produção para 2007 é de 2,8 milhões de automóveis, 5,8% maior que 2006.
Participaram da audiência com o presidente os presidentes da Anfavea, Jackson Schneider, e do Sindipeças, Paulo Butori, e dirigentes das principais montadoras do País. Da parte do governo, também participaram do encontro o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.
De acordo com o presidente da Anfavea, por sugestão do ministro Miguel Jorge foi acertada, durante a reunião, a criação de um grupo de trabalho no BNDES para avaliar as necessidades do setor automotivo para o mercado brasileiro mais competitivo.
Schneider disse que o setor automotivo vive um bom momento e que o presidente Lula mostrou-se otimista ao ser informado dos dados. Ele informou que na próxima segunda-feira a Anfavea vai divulgar os dados em relação à produção e exportação do primeiro quadrimestre. No encontro, o Sindipeças informou ao presidente que vai investir US$ 1,5 bilhão no setor de peças para atender as demandas da indústria automobilística.