O prefeito Beto Richa e o governador interino, Hermas Brandão, assinaram nesta segunda-feira (18) o edital de licitação para a implantação do Anel Viário de Curitiba. O edital prevê investimentos de R$ 19,2 milhões, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano, do governo do estado. Além do edital do Anel, Richa e Brandão também autorizaram a abertura da licitação de R$ 12 milhões para obras de pavimentação de sete ruas e da Avenida Anita Garibaldi (trecho entre a Nilo Brandão e a Carmelina Cavassin). "O Anel Viário trará maior fluidez ao trânsito e maior segurança para os curitibanos. Essa é a filosofia de todos os nossos investimentos em infra-estrutura de tráfego, como os novos binários, a nova campanha de educação no trânsito e a renovação da frota de ônibus", afirmou Richa.
O governador interino destacou a importância da parceria com a Prefeitura. "A abertura do edital do Anel Viário foi possível graças à parceria entre o governo estadual e a Prefeitura. Beto Richa é visto como um exemplo de austeridade e de uma gestão que trabalha pela população", disse Brandão. Também participaram da solenidade o presidente da Câmara dos Vereadores, João Cláudio Derosso, e o líder do governo no Legislativo municipal, vereador Mário Celso Cunha.
O Anel Viário será um binário, que facilitará o deslocamento entre bairros, dará maior fluidez ao tráfego e evitará o trânsito lento no centro. O anel terá dois sentidos, um no horário e outro no anti-horário, com 24,9 quilômetros de extensão. Concluída a fase de licitação, a obra ficará pronta em seis meses. As obras envolvem 26 ruas.
O projeto prevê nova pavimentação, alargamentos de ruas, recapes de cruzamentos, adequação da iluminação, adoção de nova comunicação visual e semáforos, além de colocação de calçadas. Serão 9,4 quilômetros de ruas com nova pavimentação, além do recapeamento de 79 cruzamentos e alargamento de 5,9 quilômetros de ruas. Novas calçadas serão implantadas em 4,2 quilômetros.
Cerca de metade dos investimentos irá para a modernização do sistema de semáforos. "Os semáforos permitirão que o trânsito flua, abrindo conforme o fluxo de veículos", disse Fragomeni. O novo sistema cruzará os bairros Mercês, Batel, Rebouças, Cristo Rei, Alto da XV, Alto da Glória e Centro Cívico. Não haverá abertura de novas ruas. Serão 11,8 quilômetros no sentido horário e 13,1 quilômetros no sentido anti-horário.
O Anel terá um sistema de semáforos inteligentes, que priorizará as ruas com maior movimento. Serão 24 novos semáforos. O sistema de Controle de Tráfego em Área (CTA) será modernizado em 221 cruzamentos. A comunicação visual ao longo do Anel Viário também será nova. Está prevista a renovação completa das sinalizações horizontal e vertical, além da colocação de placas indicativas. Também serão implantados painéis de localização e monólitos de identificação em todo percurso.