Aneel reforça segurança para o leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau

A estrutura de segurança na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estará reforçada nesta segunda-feira (19), como prevenção a possíveis protestos contra o leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, segundo empreendimento do Complexo do Rio Madeira, em Rondônia. A intenção é evitar que se repita o que aconteceu no leilão da Usina de Santo Antônio, quando manifestantes de duas organizações não-governamentais promoveram um tentativa de invasão do prédio.

Reforçamos o pessoal de segurança e teremos em torno de 40 pessoas para impedir o acesso de manifestantes recepção. Solicitamos a proteção dos arredores pela Polícia Militar, com rondas a partir de domingo. E as cercas também estão mais altas, informou o presidente da Comissão Especial de Licitação da Aneel Hélvio Guerra.

Os concorrentes também estarão sujeitos fiscalização rigorosa durante o leilão, em regime de confinamento. Cada um dos dois grupos de competidores ficará em salas isoladas, de 45 metros quadrados, ocupadas mediante sorteio. Nenhum dos proponentes poderá ter acesso qualquer meio de comunicação externa. Câmeras foram instaladas para que os auditores acompanhem movimentação nas salas.

Os grupos estarão totalmente isolados um do outro para montarem suas estratégias e suas propostas de preço, disse Guerra.

A Polícia Federal será responsável pela varredura prévia das salas dos investidores e do prédio da Aneel. A Companhia Energética de Brasília (CEB) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico estarão mobilizados para colocarem em prática, em caso de emergência, planos de abastecimento a que garantam fornecimento de energia no local.

A capacidade instalada da Usina de Jirau é de 3.300 megawatts. A previsão de início da operações é em 2.013. A estimativa da Empresa de Pesquisa Energética é de que obras demandem um investimento total de R$ 8,7 bilhões. Somente o leilão envolve gastos aproximados de R$ 1 milhão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo