Rio ? A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulga amanhã(16), na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, a lista das empresas que disputarão, no dia seguinte, o leilão de concessão de linhas de transmissão de energia. Também amanhã, na Bolsa do Rio, técnicos da Aneel vão apresentar palestra sobre a metodologia que será adotada no leilão.

continua após a publicidade

Durante a operação, a Aneel vai conceder sete lotes com 21 linhas de transmissão, que serão construídas nos estados do Pará, Tocantins, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, com entrada em operação estimada em até dois anos. Os investimentos previstos para a construção das linhas, que totalizam três mil quilômetros, alcança cerca de R$ 2,8 bilhões. As obras deverão gerar 8,8 mil empregos diretos, prevê a Aneel.

Um total de 30 empresas nacionais e estrangeiras, reunidas em associações e consórcios ou isoladas, está pré-qualificado para concorrer ao leilão. A confirmação da participação no pregão, porém, depende do depósito das garantias financeiras previstas no edital, o que deverá ocorrer até amanhã (16), na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), ligada à Bovespa.

Os investidores contarão, neste leilão, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, através do recém-criado Programa de Financiamento de Linhas de Transmissão. A participação do banco nos projetos poderá atingir até 80% dos investimentos. Do total a ser financiado, 80% terão correção atrelada à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), hoje da ordem de 9,75% ao ano, praticada pelo BNDES em suas operações, e 20% estarão vinculados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

continua após a publicidade