A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o edital do primeiro leilão de transmissão de 2011, marcado para o dia 10 de junho, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. Segundo a Aneel, o Leilão de Transmissão n.º 001/2011 é dividido em três lotes de empreendimentos com extensão total de 430 quilômetros, investimentos da ordem de R$ 750 milhões e geração de 4,5 mil empregos diretos. A soma das Receitas Anuais Permitidas (RAP), que é o teto de remuneração das empresas vencedoras, é de R$ 93,6 milhões.

continua após a publicidade

O objetivo do leilão é a contratação de concessões de empreendimentos que vão integrar a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), em conjunto com Instalações de Transmissão de Interesse Exclusivo de Centrais de Geração (ICG) que comercializaram energia nos leilões de energia de reserva (n.º 05/2010) e de fontes alternativas (n.º 07/2010).

As ICG, segundo a agência, são necessárias para o escoamento da energia eólica comercializada nos leilões de fontes alternativas e de energia de reserva, de agosto de 2010, que resultaram na contratação de 1.206 megawatts (MW) de potência instalada na Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. O edital do Leilão de Transmissão n.º 001/2011 está disponível no site www.aneel.gov.br.

continua após a publicidade