A própria Anatel se preparou para o fim de ano. Uma equipe estará de plantão para atender eventuais reclamações dos usuários de celular com relação aos serviços das prestadoras. A central de atendimento telefônico da Agência (call center) funcionará 24 horas por dia no número 0800-332001. Integrantes das superintendências de Fiscalização, de Serviços Públicos e de Serviços Privados da Anatel também acompanham a evolução do número de celulares e de ligações, da véspera do Natal até a virada do ano.
Segundo o presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller, as operadoras Vivo, TIM, Claro, Oi, Brasil Telecom GSM, Telemig Celular, Sercomtel e CTBC se comprometeram a adotar medidas que garantam a prestação dos serviços, mesmo com o alto volume de vendas. Ziller chamou os dirigentes dessas empresas para uma conversa na Anatel há duas semanas. A maior preocupação é com o forte crescimento do número de usuários em um curto período de tempo, uma vez que o celular já sai da loja pronto para fazer ligações.
Em 2004, a cada mês, entraram em operação cerca de 1,3 milhão de novos celulares, mas esse número pode dobrar em datas que estimulam as vendas, como o Natal. Somente no mês passado foram vendidos 1,52 milhão de celulares, somando 61,16 milhões de aparelhos em funcionamento em todo o Brasil. O número de celulares já ultrapassou de longe o de telefones fixos, que são cerca de 40 milhões. A previsão da Anatel é que até o fim deste ano o País tenha 64 milhões de aparelhos móveis em uso.
Órgãos de defesa do consumidor também estão alertas e funcionarão nos dias úteis nesta última semana do ano para atender às reclamações da população. O diretor de Fiscalização do Procon do Distrito Federal, Gilsimar Gonzaga, disse que os casos mais graves, como pane no sistema por excesso de celulares vendidos, podem resultar em multas para as empresas, que vão de R$ 212,00 a R$ 3.190,00, e até fechamento de lojas, com interrupção nas vendas.
Em maio deste ano, a Vivo teve algumas de suas lojas fechadas pelo Procon em Brasília e foi proibida pela Anatel de vender e habilitar celulares no Distrito Federal por alguns dias. Na época, cerca de 100 mil clientes da empresa não conseguiam fazer e receber ligações em seus celulares, por um problema em uma das centrais da Vivo que encaminham as chamadas. A medida cautelar da Anatel previa ainda multa de R$ 10 milhões, caso a empresa descumprisse a determinação da Agência.
Além de suspender a venda dos celulares da Vivo, a Anatel exigiu uma reparação aos usuários afetados, com ressarcimento aos clientes, por meio de créditos em suas contas de telefone, em valores equivalentes ao volume de ligações não completadas e de acordo com o perfil de cada assinante.
As empresas de telefonia móvel dizem que estão preparadas para o aumento nas vendas e a entrada em operação de novos celulares, mas alertam para a concentração do número de chamadas próximas da meia-noite, no Natal e no réveillon, pedindo que os clientes façam as ligações mais cedo. A estimativa é de que o número de chamadas suba 400% nos horários de pico.
A TIM, que tem licença para operar em todo o País, informou que durante 2004 concentrou a maior parte do investimento na ampliação de sua rede, com cobertura em 1.900 cidades. Para este fim de ano, a TIM informou que aumentou a capacidade de seu sistema, especialmente em áreas de grande concentração popular, reforçando também suas equipes de plantão para garantir a disponibilidade do serviço.
A Oi, que opera em 16 Estados, do Rio de Janeiro ao Amazonas, promete aumentar a possibilidade de comunicação de seus clientes não apenas nos momentos de pico de chamadas, mas também em todo esse período. A empresa ampliou a capacidade das torres transmissoras e receptoras de chamadas e deve instalar estações móveis nos locais de grande concentração de público, principalmente no litoral. A empresa diz estar preparada também para o grande volume de vendas de celulares. A Oi ampliou em cerca de um terço o número de atendentes em seu call center, já que nesse período há um aumento superior a 35% no fluxo de ligações para a empresa.
A Brasil Telecom GSM, que atua no Sul, Centro-Oeste e parte da região Norte, informou que já tomou medidas preventivas para aumentar a capacidade de tráfego em sua rede, como a reconfiguração dos programas de computador que processam as chamadas telefônicas. A operadora reforçou os cuidados em cidades que recebem muitos turistas nessa época, como Gramado e Canela (RS), Caldas Novas (GO), e no litoral dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.