Para evitar transtornos aos passageiros no período do carnaval, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que determinou à Superintendência de Serviços Aéreos e Gerências Regionais a intensificação da fiscalização dos serviços das empresas aéreas nos principais aeroportos do País.
Em janeiro, a agência inspecionou empresas nos aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Agora, a fiscalização será feita em 15 aeroportos: Brasília, Rio de Janeiro (Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont), de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), de Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, Belém e Curitiba.
O grupo de agentes de fiscalização e inspeção será integrado por servidores das Seções Aviação Civil (SAC’s), das Gerências Regionais (GERs) e da própria sede da Anac. A agência determinou também o aumento do número de servidores que atendem nas Seções de Aviação Civil (SAC’s), localizadas nos principais aeroportos.
A Anac informa que promoveu reuniões com as empresas TAM, GOL, VRG (nova Varig), Ocean Air e BRA para que apresentassem documentos e informações que viessem a subsidiar a agência na adoção de eventuais medidas. Essas reuniões foram realizadas na Gerência Regional 4, em São Paulo, com a participação de representantes da Infraero.
Reforço
Às empresas, a Anac ordenou o reforço das equipes nos aeroportos para atendimento nos períodos de pico da demanda; dos quadros de sobreaviso de pilotos e comissários e das equipes de coordenação de vôos para o gerenciamento da malha aérea.
A agência determinou também que as companhias avaliem a política de vendas de passagens no período do carnaval para que passageiros não sejam impedidos de embarcar e que dêem especial atenção ao fluxo de informações entre a central e as bases de cada empresa nos aeroportos para que as informações aos passageiros sejam prestadas de forma clara e precisa.