A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou por meio de nota oficial que os documentos do avião bimotor Seneca, e também do piloto, desaparecidos na costa do Espírito Santo, estão atualizados. Na nota, entretanto, a agência não explica porque no cadastro oficial o aparelho aparece com "situação de aeronavegabilidade suspensa" e apenas nega que existam irregularidades no registro. Fontes ligadas à agência disseram que pode ter ocorrido um problema técnico na atualização do cadastro na página eletrônica da Anac (www.anac.gov.br) que entrou em funcionamento na semana passada.
Segundo a nota da agência reguladora, o avião desaparecido ontem à noite é um modelo PA 34, matrícula PT-ISF. A Anac, entretanto, não quis informar quem é o proprietário do avião. A aeronave saiu do Rio de Janeiro às 14 horas de ontem, pousou no aeroporto Eurico Sales, em Vitória, para reabastecer e decolou às 19h37 com destino a Porto Seguro, na Bahia, onde deveria ter chegado às 21h30.
"O último contato com o órgão de controle foi por volta das 19h50, quando reportou a passagem a 20 milhas (36 quilômetros) ao norte de Vitória. A autonomia da aeronave era de cinco horas" relatou a nota da Anac. Uma equipe de buscas, com ajuda de um helicóptero da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo e um bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB), trabalha desde a manhã deste sábado (14) a procura do avião na região da última comunicação por rádio do piloto.
O presidente da Infraero, estatal que administra os aeroportos do País, brigadeiro José Carlos Pereira, comentou que sua maior preocupação é que uma das margens da região onde o avião sobrevoava é o mar. "Depois de 14 horas de desaparecimento, o que podemos fazer agora é confiar no trabalho da FAB e rezar para que o piloto possa ter conseguido fazer um pouso forçado, mas de um dos lados só tem o mar", comentou o brigadeiro.