A assistente paulista Ana Paula Oliveira foi suspensa nesta quinta-feira (24), por pelo menos três rodadas do Campeonato Brasileiro, por ter falhado na vitória do Botafogo sobre o Figueirense, por 3 a 1, ontem, no Maracanã – o resultado provocou a eliminação da equipe carioca nas quartas-de-final da Copa do Brasil. O presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Edson Rezende, explicou que a punição servirá para que ela reflita sobre os erros cometidos.
A pena foi aplicada porque Ana Paula não validou dois gols do Botafogo. Aos 12 minutos, o meia Zé Roberto pegou um rebote do goleiro Wilson e marcou, mas ela alegou impedimento do atleta botafoguense e anulou o lance. Depois, aos 27, ainda do primeiro tempo, o zagueiro Vagner cabeceou a bola e fez o gol, mas a assistente assinalou posição irregular do zagueiro Alex, que nem chegou a tocar na bola e estava embaixo da trave.
"Suspendemos para preservar o árbitro ou assistente. Principalmente no primeiro lance, o segundo é discutível, houve o erro porque ela estava mal colocada", disse Edson Rezende. "Não podemos tolerar e aceitar o erro naturalmente. Com o afastamento, eles precisam sentir que erraram. Descobrir o porque e saber que precisam reduzir o índice.