Amorim discute com Lavrov compra de helicópteros russos

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e da Rússia, Sergei Lavrov, des tacaram, no encontro que tiveram no Itamaraty, a negociação em andamento entre os dois países para a compra de helicópteros russos, que poderá ter como contrapartida investimentos da Rússia no Brasil. O ministro da Defesa brasileiro, Waldir Pires, presente à entrevista coletiva que os dois chanceleres deram à imprensa hoje, afirmou que não havia sido informado dessa discussão, que ainda estaria no âmbito do Itamaraty.

Além da elevação do comércio bilateral, ao Brasil interessa a aplicação de um acordo, assinado hoje por Amorim e Lavrov, que permitirá a cooperação da Rússia nas áreas espacial e de lançamento de satélites. O acordo prevê a utilização de combustíveis líquidos russos pelo Veículo Lançador de Satélite (VLS) brasileiro, instalado na Base de Alcântara, no Maranhão.

Do ponto de vista multilateral, Lavrov e Amorim concordaram em buscar maior cooperação entre os países do grupo chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) nos foros internacionais. O chanceler russo mencionou a possibilidade de uma atuação conjunta do Brasil e da Rússia nas discussões sobre "modernas ameaças", entre as quais a instalação de armas no espaço sideral.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo