Porto Prícipe (Haiti) – Antes de partir dos Estados Unidos para o Haiti, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reuniu com a secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice. Os dois conversaram sobre as negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a ajuda ao Haiti. Amorim eRice também conversaram sobre os conflitos no Oriente Médio. O ministro manifestou o desejo do Brasil em participar mais do processo de paz na região.
O chanceler brasileiro disse acreditar que os Estados Unidos estão começando a entender que é necessário reformar o Conselho de Segurança da ONU, inclusive dando espaço para países que tenham independência e que sejam confiáveis internacionalmente.
Sobre as relações entre os EUA e a Venezuela, ainda mais acirradas com o discurso de Hugo Cháves na Assembléia da ONU, Amorim brincou: ?eu disse a ela que o Brasil poderia ajudar muito se fosse membro do conselho?.
Celso Amorim já está em Porto Príncipe, capital do Haiti. Ele foi recebido pelo presidente René Préval.
O chanceler disse que o Brasil, a partir de agora, vai ajudar o Haiti a formular sua política interna de organização, na criação de empregos e, principalmente, continuar em contato com órgãos internacionais como a ONU, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para que tenham compreensão e embasamento, não apenas prometendo recursos, mas não criando burocracia para os projetos do país.
O ministro vai visitar as tropas brasileiras que estão na Força de Paz e inaugurar a nova sede da Embaixada do Brasil em Porto Príncipe.