Técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento se reuniram, nesta sexta-feira (21), um grupo de 24 estudantes da Universidade de Maryland que veio ao Paraná para conhecer as ações do governo do Estado na área da agricultura e agropecuária. "Eles vieram ao Paraná porque o estado é o maior produtor agrícola do Brasil. Estas pessoas estão ligadas à área do conhecimento agrícola, são produtores rurais e agroindustriais e um dos integrantes da comitiva representa um grande frigorífico de aves daquela região", informou o secretário da Agricultura, Orlando Pessuti.
Os americanos chegaram ao Paraná no último domingo (16) e visitaram municípios como Castro e Carambeí. Na região mantiveram contado com lideranças da cooperativa Batavo e técnicos da Fundação ABC. O grupo tem interesse na experiência dos agroempreendedores com as cadeias produtivas do leite, aves de corte e grãos.
"Estes estudantes fazem parte de um programa de treinamento de líderes agrícolas. Eles fizeram um curso de dois anos e a viagem para o Brasil, é como se fosse um trabalho de conclusão de curso", explicou o diretor geral da secretaria, Newton Pohl. Os estudantes estão concluindo o curso de especialização em formação de lideranças para programas de desenvolvimento agrícola promovido pela Universidade de Maryland e a Fundação Lead.
Em Curitiba, nesta sexta-feira (21), foram recebidos na Seab pelo secretário de Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti, que apresentou os diversos programas promovidos pelo governo paranaense visando atender a população rural. As ações realizadas para preservação dos recurso naturais e a produção orgânica ou agroecológica de alimentos despertaram a atenção do grupo.
Pessuti destacou que o agronegócio paranaense é referência para o País. "O Estado se destaca em função da contribuição que dá para a composição do PIB nacional e também graças à eficiência na aplicação de modernas tecnologias de produção; à qualidade sanitária dos produtos que coloca no mercado; à capacidade competitiva; e ao compromisso com a preservação e recuperação do meio ambiente".
Os americanos já estiveram em São Paulo para ver empreendimentos ligados a produção e processamento do café e seguem, neste sábado, para Rondonópolis, Mato Grosso. No Paraná, ficaram impressionados com a experiência local e manifestaram o desejo de programar novas visitas.
"Temos um trabalho muito sério que é fruto de cobranças e orientações da sociedade civil, mas também de uma determinação de governo, de compromissos políticos assumidos e que estamos realizando com o apoio e a colaboração de todos", avalia Pessuti.
Segundo o secretário, o maior interesse da comitiva foi em conhecer as ações que o governo desenvolve na preservação do meio ambiente e a relação entre o Estado e sociedade. "Explicamos que o governo do Paraná leva a sério a questão ambiental e, por isso, temos vários programas de conservação do solo e da água", afirmou Pessuti.