Brasília – A América Latina e o Caribe são os continentes em desenvolvimento com a maior oferta em educação primária e pré-escolar. É o que informa o Relatório do Monitoramento Global Educação para Todos (EFA), lançado anualmente, e divulgado nesta quinta-feira (26) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

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De acordo com o relatório, a porcentagem de crianças que tiveram acesso à educação pré-primária nos países em desenvolvimento é de: 62% na América Latina e no Caribe; 35% na Ásia Oriental e no Pacífico; 32% na Ásia Meridional e Ocidental; 16% nos países árabes e 12% na África Subsaariana.

Os números, entretanto, estão aquém dos encontrados na Europa, onde a maioria dos países já universalizou a educação pré-escolar. O relatório assinala que metade dos países do mundo carece de políticas para as crianças menores de três anos.

A coordenadora da Unesco no Rio Grande do Sul e especialista em primeira infância, Alessandra Schneider, disse que diversas pesquisas mostram que as crianças que mais se beneficiam dos programas de educação e cuidados são aquelas que vêm de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

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?Contraditoriamente também é esse grupo populacional que acaba também tendo menor acesso, porque as famílias já mais abastadas acabam tendo acesso à educação infantil, ou têm também pais com nível de escolaridade maior, que naturalmente, no seu convivo diário, estimulam os seus filhos?, disse Alessandra.

A educação básica e de qualidade para todos, inclusive na primeira infância, é um dos oito Objetivos do Milênio, conjunto de metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Cúpula do Milênio, para serem alcançadas até 2015.

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