A Casa Cor Paraná abre suas portas para visitação pública nesta sexta-feira, dia 19 de maio. São 50 ambientes que compõem a 13.ª edição da mostra de ambientes decorados e foram transformados por arquitetos, decoradores, paisagistas e designers em sinônimo de morar bem, sob o conceito do "Exercício do Luxo", tema proposto para este ano.
O público que visitar a Casa Cor vai conhecer desde espaços inusitados e com propostas ousadas – como o ambiente construído dentro de um contêiner pelo arquiteto André Largura e pela designer Giovana Santos – até os mais tradicionais, como o Banheiro do Casal Sênior, sob responsabilidade da arquiteta Andréa de Paula, que usa o clássico apostando na volta do dourado, segundo tendências européias. Andréa trabalha o tema "Exercício do Luxo" através de materiais e objetos nobres, como lustres de cristais, tapetes persas, antiguidades.
A Casa Cor Paraná acontece este ano em duas unidades residenciais, representativas da arquitetura dos anos 70s e 80s, construídas para um condomínio familiar no bairro Hugo Lange. Uma delas, com cerca de 800 metros quadrados, representa na exposição a residência do Casal Sênior, com ambientes projetados para atender uma família com filhos adultos e netos. A segunda residência é destinada a um Casal Jovem e busca atender as necessidades de uma família moderna, com bebê e crianças. O amplo espaço externo do terreno, que tem 5 mil metros quadrados, é ocupado por ambientes diferenciados, de convívio e lazer, como a área da piscina, com paisagismo moderno; o Bistrot; o Clube de Gourmets, que reunirá grupos convidados para jantares semanais; o Café e o Spa Deca, além do exclusivo Container Club, uma proposta ousada e provocativa de espaço para festas, eventos, e encontros fechados de grupos, onde serão servidos drinques especialmente elaborados pelo Indra Catering – responsável também pela operação do Bistrot, onde os visitantes da exposição poderão fazer refeições e lanches.
O luxo
A empresária Marina Nessi, franqueada Casa Cor no PR e RS, explica que nesta exposição o conceito do luxo poderá ser visto e revisto sob novos ângulos. Palavras-chave como qualidade e atemporalidade estão em jogo. Muitos dos arquitetos vêem o luxo como sinônimo de conforto máximo, pois atualmente o tempo livre para lazer com a família e os amigos pode ser visto como um luxo que não tem preço. Outros profissionais interpretam o conceito trabalhando com materiais e produtos que remetem à tradição. Este ano, ao lado de nomes consagrados, como Andréa de Paula, Julio Pechman, Maylin Ling, Carolina Rousseau, Yara Mendes, Lupércio Manoel e Souza, Ivan Wodzinski, Daniela Omairi e outros "âncoras", surge uma nova geração formada principalmente por jovens arquitetas, designers e decoradoras, que participam da exposição pela primeira vez e prometem injetar novas idéias e conceitos ao evento.
Serviço:
Casa Cor Paraná 2006 em Curitiba ficará aberta de 19 de maio a 25 de junho, das 13h às 21h, na Rua Cel. Romão Rodrigues de Oliveira Branco, 389, Hugo Lange. Ingressos: R$ 15,00 (adultos); R$ 10,00 (estudantes, crianças e idosos). Informações: (41) 3022-1669 e 3022-3886.