Termina hoje o prazo para os alunos pré-selecionados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) comparecerem à instituição em que se inscreveram para comprovar os dados apresentados no ato da inscrição. "Caso a confirmação não seja feita, o pré-selecionado pode perder a vaga para os concorrentes da lista de espera", alertou o diretor de Modernização e Programas da Educação Superior do Ministério da Educação, Celso Carneiro Ribeiro.
Para receber o benefício do ProUni, o estudante precisa confirmar renda familiar de até R$ 450 por pessoa, para a bolsa integral, ou de até R$ 900, para a parcial. Outra exigência é ter estudado na rede pública ou em escola particular com bolsa integral.
Inicialmente, o prazo para a comprovação dos dados terminaria em 3 de fevereiro. O Ministério da Educação, no entanto, resolveu prorrogar a data por mais uma semana, ou seja, até hoje (10), para não prejudicar alunos com dificuldade de cumprir as exigências.
No dia 13, o MEC divulgará a lista dos candidatos reclassificados. Eles receberão as bolsas que restaram por causa da ausência dos pré-selecionados ou pela impossibilidade de alguns candidatos comprovarem os dados pessoais.
O ProUni ofereceu para o primeiro semestre deste ano 91.609 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior. Destas, restaram apenas 1.071. Se mesmo depois de todas as etapas do programa a instituição não conseguir ocupar a bolsa oferecida, a vaga deve ser repassada a um estudante que se enquadre no perfil socioeconômico do ProUni e tenha passado no vestibular da instituição. Outras 40 mil bolsas, aproximadamente, estarão disponíveis no segundo semestre.