Os 650 alunos do Centro de Educação Integral David Carneiro, no bairro Xaxim, estão atuando intensamente junto à comunidade para despoluir o Ribeirão dos Padilhas. Eles estão fazendo uma campanha incentivando os moradores da região, onde a Prefeitura faz regularmente a coleta de lixo orgânico e do lixo que não é lixo, a separar material reciclável de lixo comum e a não jogar detritos no rio.

continua após a publicidade

O ribeirão passa atrás da escola e a poluição constatada por alunos, professores e a própria comunidade indicou a necessidade de ser feito algum tipo de trabalho, o que levou à mobilização dos estudantes que, para isso, contam com apoio do Escola Participativa, programa da Prefeitura de Curitiba que incentiva a cultura da paz.

Primeiro, os alunos discutiram o tema em sala de aula. Professores e técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente mostraram não só a importância de evitar a poluição do rio como também as vantagens de se fazer a seleção do lixo comum do lixo reciclável. Demonstraram que esse último pode inclusive gerar renda.

"A disposição dos alunos pela causa surpreendeu a todos", disse Adriana Maraci de Souza, coordenadora de projetos do Departamento de Promoção da Defesa Comunitária, da Secretaria Municipal da Defesa Social. Com placas e panfletos, 250 alunos foram, no início desta semana, de casa em casa, pedir aos moradores para que não joguem lixo no ribeirão.

Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente também se integraram à campanha, retirando objetos lançados no ribeirão. Além disso, agentes da Saúde estiveram presentes e aproveitaram a mobilização para fazer campanha de conscientização contra o mosquito da dengue. Também foram plantadas árvores nas margens do ribeirão.

continua após a publicidade