Alunos e professores aprendem a construir brinquedos utilizando sucata

Alunos e professores participantes da segunda etapa do ?Educação Com Ciência?, aprenderam a construir brinquedos utilizando material alternativo e leis da Física na oficina de Ludofísica. A segunda etapa do programa ocorreu em Maringá de 17 a 21 de outubro.

De acordo com Cléber Moreira, a oficina despertou o interesse dos alunos ao associar a Física com a construção de brinquedos. ?O objetivo é incentivá-los a estudar ciências, motivando o aprendizado através da construção de brinquedos, como o hoovercraft ? criado a partir de um CD, uma tampa de refrigerante, uma bexiga que, por meio das Leis de Newton (da inércia e da ação e reação) o CD desliza na superfície plana, ao soltar o ar da bexiga?, explica.

Fernando Antônio, também oficineiro, ficou surpreso com a receptividade dos alunos. ?A Física é uma matéria que num primeiro momento assusta, mas aqui eles se interessam, querem aprender a construir seus brinquedos?, ressalta. ?Ensinamos a montar um canhão utilizando dispositivo de isqueiro, tubo de filme fotográfico, madeira e parafuso. E para funcionar explicamos a aplicação dos princípios da Física clássica; conservação do movimento linear, além do princípio da queda e também como ocorre a combustão?, explica.

?Esse programa é muito importante porque propicia aos alunos de Ensino Médio e Fundamental, o contato com a ciência, antes de entrar na universidade, o que eu não tive, por exemplo. A troca de informações e conhecimento é muito rica e com certeza vai ampliar e acrescentar muito na vida de cada um dos aqui presentes? analisa o oficineiro Cléber Moreira.

Para Pâmela Secundo dos Santos (17), estudante do 3ª ano do ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga, de Goioerê, a oficina é muito interessante. ?Recebemos um caleidoscópio no começo da aula e depois ensinaram a fazer microscópio, bumerang, canhão com aplicações das leis da Física, para mostrar como funciona?, conta.

Liziane Titato Proencia (13), estudante da 8º série do ensino Fundamental do Colégio Estadual Serafim França, de Astorga, ressaltou a importância do evento, ?Nunca tinha participado de um evento assim, estou vendo vários trabalhos e aprendendo nas oficinas a introduzir a ciência no dia a dia?, afirma.

A professora de Biologia, Jânia Cristina Roming, do Colégio Estadual Leonídia Pacheco, de Maria Helena, confirma a importância da prática para o melhor aprendizado. ?Aqui aprendemos a utilizar os materiais alternativos, e dessa forma, podemos aplicar em sala de aula. Podemos levar esse material para os demais alunos para repetirem as experiências e demonstrar a utilização da teoria na prática?. Para ela, o objetivo do programa é grande e rico. ?Pude perceber o entusiasmo dos alunos nas oficinas e na exposição de seus trabalhos. Eles ensinam sobre o trabalho deles e aprendem com o trabalho dos outros alunos. É muito proveitoso para alunos do Ensino Médio e Fundamental este prévio contato com a ciência, a pesquisa e a troca de conhecimentos?, finaliza.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo