Uma das oficinas que está fazendo sucesso no Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), em Londrina, é a da fotografia. São mais de 50 alunos que estão aprendendo técnicas de revelação e práticas necessárias para obter uma boa fotografia.
Ao todo, estão participando 5.000 mil alunos e 550 professores que têm à disposição 71 oficinas, sendo 61 para alunos e 10 para professores. Em relação a fotografia, o oficineiro Mário Augusto dos Santos explica que os alunos estão aprendendo a teoria e a prática. ?Estamos utilizando a pinhole – ?máquina? de fotografar composta por uma lata e papel fotográfico – e ensinando os processos de revelação e ampliação?, disse.
?Eles sairão daqui sabendo como funciona e podendo ainda reproduzir a experiência em casa ou na escola?, ressalta o oficineiro. Segundo o aluno do Colégio Estadual Silvio Tavares, Leandro Procópio Silva (16), a oficina é muito interessante. ?Nem imaginava como é o processo de revelação de fotografia. É muito legal, apesar de ser um pouco complexo?, disse.
?A oficina oferece o aprendizado de uma forma mais simples em relação às técnicas da fotografia, porém muito interessante?, disse a aluna da Escola Estadual Vicente Rijo, de Londrina, Juliana Magro (16).