Alunos da rede pública de ensino estão aprendendo técnicas de animação em massinha na segunda etapa do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), que encerra neste sábado (09) em Umuarama. As técnicas são as mesmas utilizadas em filmes animados como ?Fuga das Galinhas? e ?Os Incríveis?.

continua após a publicidade

De acordo com o oficineiro Said Assal, os alunos adquirem conhecimentos que os capacitam para realizar seu próprio filme de animação. ?Com apenas R$ 30,00 e uma câmera fotográfica digital eles conseguem fazer um filme?, garante.

Segundo Said, a técnica utilizada na oficina é a de stop-motion (parado em movimento), que já é utilizada desde 1910. ?Em grandes produções como ?Fuga das Galinhas? e ?Os Incríveis? o que muda em relação ao que é ensinado na oficina é principalmente o material utilizado, pois a técnica é a mesma. O que faz o diferencial é a criatividade?, explica.

Para o aluno do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Ubiratã, Tiago Brante Silva (14), essa é uma grande oportunidade. ?Podemos criar o que a gente quiser. É um exercício de criatividade?, conta. Para Tiago essa é uma das melhores oficinas do Fera. ?Aqui, além da oficina, podemos assistir shows e apresentações de teatro?, ressalta. ?O Fera é como uma semana de férias, na qual podemos nos desligar do dia-a-dia e ainda aprender de uma forma mais legal?, garante.

continua após a publicidade

Bruna Camila de Almeida Gabaron (16), estudante do Colégio Estadual Duque de Caxias, de Tuneiras do Oeste, concorda com a opinião do colega. ?O Fera é uma oportunidade de ouro, por se tratar de um espaço com muitas opções culturais?, conta. Bruna, além da participação na oficina, se apresentou em uma peça teatral. ?Fizemos uma adaptação de Iracema, obra de José de Alencar. Foi bem legal poder se apresentar aqui?, disse.