Alta de combustíveis faz banco elevar projeções do IPCA

A alta dos preços dos combustíveis fez com que o banco Credit Suisse revisasse sua previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março de 0,30% para 0,53%. Em nota para clientes, os analistas do banco observam que a última pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP) revelou que os preços do etanol e da gasolina já subiram em março 11% e 3,4%, respectivamente.

"Como os preços das usinas do etanol continuam subindo, não podemos descartar a possibilidade de novos aumentos para o consumidor neste mês", informa o banco. Segundo a instituição, uma das razões para o aumento da gasolina neste mês ter ficado acima da expectativa pode ser uma migração do consumo do etanol para o derivado de petróleo devido a crescente fatia de automóveis equipados com motores flex na frota brasileira".

O Credit Suisse também elevou sua previsão para a o IPCA do primeiro trimestre de 1,3% para 1,5%. "Achamos que ainda é muito cedo para revisar nossa previsão do IPCA para o final deste ano, atualmente de 4,2%", afirmaram. "Os aumentos nos preços dos combustíveis provavelmente serão revertidos, pelo menos parcialmente, devido a entrada da safra de cana-de-açúcar em abril."

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo