A concessionária América Latina Logística (ALL), responsável pela Malha Sul da Rede Ferroviária Federal (RFFSA, em extinção), está transformando vagões graneleiros em plataforma adaptada para o transporte de contêineres. A empresa alega que essas modificações visam ao melhor aproveitamento dos equipamentos. Mas a medida adotada pela ALL não convenceu alguns setores. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge) promete apresentar, na segunda-feira, uma denúncia ao Ministério Público contra a ALL pela depredação do patrimônio. Já a Federação da Agricultura do Estado (Faep) do Paraná teme que a medida provoque um colapso na próxima safra.
A modificação de 160 vagões foi feita na oficina da empresa em Ponta Grossa, no bairro de Oficinas. O trabalho iniciou em agosto, e muitos desses vagões já estão sendo utilizados pela empresa. Alguns deles se encontram parados no pátio da ALL no bairro de Uvaranas, também em Ponta Grossa. Depois de transformados, os vagões tem sua identificação alterada. A sigla FHD, que identifica o modelo graneleiro, é substituída por PED.
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