O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) deve voltar a comandar o Ministério dos Transportes. Nascimento reuniu-se hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que convidou formalmente o senador para ocupar a pasta. Alfredo Nascimento foi ministro dos Transportes entre março de 2004 e março de 2006, quando saiu do Ministério para disputar uma vaga ao Senado. Na conversa com o ministro, o presidente Lula não acertou o que seria feito com a área de portos: se ficará sob o comando do Ministério dos Transportes, como defende o PR, ou se será criada uma secretaria de Portos para ser entregue ao PSB.
O líder do PR na Câmara, deputado Luciano Castro (RR), disse que o partido mantinha a posição de só aceitar a pasta caso o presidente Lula não retirasse do ministério a gestão dos Portos. "A posição do PR é que o senador Alfredo Nascimento só deve aceitar o ministério cheio, com tudo", disse Castro. "Se os portos forem retirados da pasta, o PR considera que o ministro Nascimento será um ministro da cota pessoal do presidente Lula e não do partido", afirmou o líder do PR. A data da posse de Nascimento ainda não foi definida.
Na reforma ministerial, o presidente Lula se comprometeu a criar a secretaria dos Portos para contemplar o PSB. O partido perdeu a pasta da Integração Nacional, que foi ocupada pelo hoje deputado Ciro Gomes (CE), para o PMDB. O Ministério foi entregue ao peemedebista Geddel Vieira Lima (BA). Para o PR, a criação da secretaria esvazia os poderes do Ministério dos Transportes.