A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou hoje alerta de chuva forte às defesas civis de 12 Estados, que envolvem todas as regiões do País – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
No Estado de São Paulo, entre hoje e domingo, as áreas de instabilidade trazem chuvas à capital. A Sedec alerta para risco de temporais com raios e ventos de até 60 km. O alerta vale para as regiões sul, centro, oeste e região metropolitana de São Paulo. Amanhã, a chuva atinge o centro-sul e oeste paulista. No domingo, o alerta é válido para todo o Estado. A Sedec recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros.
Para a região Norte, a previsão de hoje indica fortes condições de chuva nos Estados de Rondônia, Amapá e Pará. A Sedec alerta para risco de temporais e descargas elétricas no sudeste e litoral do Amapá e no nordeste e leste do Pará. Em Rondônia, a chuva permanece até sábado, 10, e deve vir acompanhada de raios e de rajadas de vento de até 50 km.
No Nordeste, a chuva atinge, ainda hoje, o Ceará, o Piauí e o Maranhão. No centro-norte dos dois últimos, a Sedec informa que a chuva virá acompanhada de rajadas de vento entre 40 km e 50 km. Na região Centro-Oeste, hoje e sábado, chove no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. Descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km acompanham a chuva. No Mato Grosso do Sul, a chuva continua até domingo, 11.
Na região Sul, a chuva de hoje no Paraná será acompanhada de ventos entre 50 km e 60 km. Amanhã, a chuva e os ventos fortes atingem, também, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Sedec recomenda que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras.