Alerta contra o sarampo é reforçado para passageiros de avião

Como a Secretaria Estadual de Saúde já alertou, agora também o Ministério da Saúde informa e faz recomendações sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao caso importado de sarampo e os casos secundários até agora identificados. Além do caso do surfista Fábio Gouveia que se infectou ao participar de um evento internacional nas Ilhas Maldivas, o Ministério da Saúde confirmou mais dois casos de sarampo em duas crianças que moram na cidade de São Paulo e não tinham sido vacinadas contra o sarampo.

Agora, são cinco os casos confirmados de sarampo no país. O surfista Fábio Gouveia, considerado o ?caso índice? (que iniciou a cadeia), transmitiu sarampo para o filho Ian e para um empresário de Florianópolis, que também esteve no vôo de 17 de junho em direção à capital de Santa Catarina.

Como quem viaja de avião, no Brasil, em geral não tem como primeira opção de assistência à saúde a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério sugere à Vigilância Sanitária das Secretarias da Saúde que faça contato com os diretores clínicos dos principais hospitais privados do Estado alertando sobre a possibilidade de ocorrência de outros casos de sarampo. O Ministério também alerta que os diretores do Laboratório Central do Estado (Lacen) entrem em contato com a rede de laboratórios privada em busca de resultados positivos de sarampo.

Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, a investigação feita até agora confirma que todos os casos secundários estão relacionados com o caso importado. Depois da análise do vírus, foi identificado o vírus do sarampo D5, que circula em países como Japão, Tailândia e Camboja. As últimas referências sobre a circulação desse vírus nas Américas é de 2003, vindo de casos importados, notificados pelos Estados Unidos.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde enviou todas as informações sobre o caso para as secretarias estaduais de Saúde para que prossigam na busca do bloqueio para impedir a disseminação da doença. Todas as pessoas que estiveram em vôos com o surfista Fábio Gouveia devem entrar em contato com o setor de vigilância epidemiológica do Estado para avaliar se contraíram a doença, segundo a nota do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde também recomenda que os médicos dos serviços de saúde públicos e privados que atenderem qualquer paciente com os sinais e sintomas sugestivos de sarampo, que entrem em contato com a Secretaria de Saúde do seu município e comuniquem, de forma imediata, os casos como suspeitos de sarampo.

Os vôos sob suspeita de contaminação (todos da Varig)

RG 8707 ? Data: 14 de junho
Lisboa para Guarulhos/SP
Saída: 13h10 / Chegada: 19h15

RG 2267 ? Data: 14 de junho
Guarulhos/SP para Florianópolis/SC
Saída: 21h30 / Chegada: 22h40

RG 2266 ? Data: 16 de junho
Florianópolis/SC para Guarulhos/SP
Saída: 7h15 / Chegada: 8h20

RG 2306 ? Data: 16 de junho
Guarulhos/SP para Salvador/BA
Saída: 9h15 / Chegada: 11h35

RG 2329 ? Data: 17 de junho
Salvador/BA para Brasília/DF
Saída: 7h5 / Chegada: 8h58

RG 2633 ? Data: 17 de junho
Brasília/DF para Congonhas/SP
Saída: 11h25 /Chegada: 13h13

RG 2774 ? Data: 17 de junho
Congonhas/SP para Florianópolis/SC
Saída: 14h46 / Chegada: 15h50

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo