O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente José Alencar se reuniram ontem pela primeira vez desde que foram publicadas notícias de que o PT teria depositado R$ 1 milhão, supostamente de caixa 2, em conta da Coteminas, empresa de propriedade de Alencar.
Na conversa, segundo fonte do Palácio do Planalto, o vice-presidente falou de sua insatisfação com o episódio e ouviu de Lula que ele lamentava o ocorrido, mas que não estava a seu alcance fazer alguma coisa a respeito.
Ainda segundo a fonte, Alencar, que está "muito chateado" com o episódio envolvendo a sua empresa, tem comentado que a forma como ocorreu o pagamento equivale ao pagamento feito num bar. Ou seja, ao receber o pagamento de uma conta, o dono do bar não pergunta a origem do dinheiro com que o freguês paga a conta. Segundo Alencar, "isso não existe".
Ainda segundo a fonte, Alencar tem ficado até abatido com o episódio, achando que sua empresa estaria sendo atacada injustamente, e também com o fato de seu filho, Josué Alencar, presidente da Coteminas, ter de comparecer ao Congresso para prestara esclarecimentos sobre o pagamento.
Outra fonte comentou que o relacionamento entre Lula e Alencar dificilmente seria abalado por um episódio como este.