O vice-presidente da República, José Alencar, passa bem hoje e já anda pelo quarto, segundo um dos médicos que o acompanham após a cirurgia feita ontem para extração de um tumor na região abdominal. "Ele está ótimo, está muito bem", afirmou Raul Cutait que está cuidando de Alencar, junto de Roberto Kalil, no pós-operatório. Cutait afirmou também que o vice-presidente já tem condições até mesmo de assumir a Presidência da República.
Do ponto de vista clínico, já estão autorizadas até visitas a Alencar, afirmou Cutait. Ele destacou, no entanto, que esta é uma decisão pessoal. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Sírio Libanês, onde o vice-presidente está internado, diversos políticos vêm telefonando para ele desde ontem para obter informações sobre o estado de saúde de Alencar.
O vice-presidente foi operado ontem para a retirada do tumor, que havia sido detectado em um exame de rotina realizado na semana passada. Será necessário aguardar cerca de mais três dias para saber se o material coletado é benigno ou maligno. O exame de análise patológica esta sendo realizado pelo laboratório do próprio hospital.
Assessores de Alencar confirmaram que o vice-presidente assume amanhã interinamente a Presidência da República, mesmo internado no Hospital Sírio Libanês, em decorrência da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Argentina. Lula embarca amanhã para Córdoba, onde participa de uma reunião da cúpula do Mercosul e ficará afastado do cargo por dois dias. Ainda segundo assessores, Alencar não receberá visitas por enquanto.