O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, durante a cerimônia de apresentação dos oficiais-generais promovidos em novembro, que a indicação do vice-presidente José Alencar para ministro da Defesa demonstra a relação que o governo quer construir entre as Forças Armadas, o governo e a sociedade brasileira.
"Tenho certeza de que nosso ministro da Defesa terá uma relação com vocês exemplar, sem abrir mão um milímetro da sua autoridade. Vocês podem ter certeza que vocês tem não apenas um ministro da Defesa que cumpre uma obrigação constitucional, mas que as Forças Armadas têm um ministro da Defesa que, antes de tudo, é a segunda pessoa hierarquicamente mais representativa do Brasil", afirmou o presidente.
Lula acrescentou que José de Alencar é um homem "com história inegavelmente reconhecida e admirada por todos. Um homem, antes de tudo, severo na exigência do cumprimento das suas obrigações, mas companheiro leal de todas as horas, tanto das Forças Armadas, como do povo brasileiro".