O vice-presidente José Alencar faz, de segunda-feira a sexta-feira próximas (20 a 14), visita à China, onde vai participar da instalação oficial da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Coordenação e Cooperação (Cosban). O mecanismo foi criado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país, em maio de 2004.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a 1ª Reunião da Cosban será realizada dia 24 próximo, em Pequim. Pelo lado brasileiro, será co-presidida pelo vice-presidente José Alencar e, pelo lado chinês, pela vice-primeira-ministra Wu Yi. A Comissão Sino-Brasileira deverá promover, a cada dois anos, contatos regulares entre altos representantes dos dois países, com o objetivo de incentivar o relacionamento bilateral.
De acordo com o Itamaraty, o vice-presidente visitará também Xangai, onde manterá contatos com o prefeito e com a comunidade empresarial brasileira que vive naquela cidade. Na capital, Pequim, além de co-presidir a instalação da Cosban, Alencar deverá avistar-se com as principais autoridades chinesas. Está prevista ainda a assinatura de acordos nas áreas consular e de energia, recursos minerais, cultura, informação e comunicação.