Brasília – O vice-presidente da República José Alencar não assumirá a Presidência da República durante a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem viagem marcada para a Venezuela amanhã à noite com o objetivo de participar da reunião do G-15.
José Alencar enviou comunicado a Lula informando de sua impossibilidade, já que se encontra internado no hospital Sírio Libanês em São Paulo, onde se submeteu a uma cirurgia para a retirada da vesicula. A alta hospitalar estava prevista para hoje, mas foi adiada para os próximos dois a três dias devido a uma pneumonia considerada leve
No comunicado enviado a Lula, José Alencar afirma está cumprindo determinação do médico que o assiste, Raul Cutait, e anexa atestado assinado pelo cirurgião. A linha sucessória, conforme estabelece a Constituição, prevê que na ausência do presidente da República quem assume é o vice-presidente e na impossibilidade deste, pela ordem, assumem os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado ou do Supremo Tribunal Federal.
O G-15 é o grupo composto hoje por representantes de 19 países que discutem os principais temas da agenda internacional e têm como meta integrar os países em desenvolvimento para competir no cenário econômico mundial.
É a seguinte a íntegra da mensagem do vice-presidente José Alencar: “Comunico a Vossa Excelência que, conforme atestado médico anexo, encontro-me impossibilitado, nos próximos dias, de assumir, interinamente, a Presidência da República Federativa do Brasil.”
Alencar está impossibilitado de assumir a Presidência
2 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna