São Paulo ? O vice-presidente da República e Ministro da Defesa, José Alencar, afirmou hoje (28) que a indústria poderia ser o carro-chefe do desenvolvimento do país, mas disse que a economia brasileira é prejudicada pela alta taxa de juros. "No momento em que o capital é apenas um dos fatores de produção e não tem como ser remunerado pela atividade produtiva é claro que essa atividade produtiva fica prejudicada. Da mesma forma que essas taxas de juros elevadas têm contribuído para esse câmbio burro, que prejudica a economia brasileira porque está errado".

continua após a publicidade

Alencar falou à imprensa no encerramento do seminário Industrialização, Desindustrialização e Desenvolvimento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele afirmou que as questões destacadas no seminário como principais fatores para o enfraquecimento da indústria no país têm sido objeto de críticas durante toda a sua vida pública.

Segundo ele, o Brasil está preso a um falso dilema de que o país não pode ter juros semelhantes ao de outros países. "O patamar médio de taxa básica real é de um décimo do que nós praticamos. E olha que estamos praticando taxas bem inferiores às taxas praticadas no governo passado. Então a verdade é que há muitos anos nós estamos sacrificando a economia do Brasil e temos que sair disso".

Alencar disse ainda que a política econômica conduzida pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, está correta. "A intenção dele é a melhor possível. O que nós precisamos é levar-lhe alguma coisa que o possa convencer. Por isso eu repito que esse seminário traz uma grande contribuição para que o ministro Palocci sinta as razões pelas quais nós estamos preocupados com o futuro da indústria brasileira", afirmou.

continua após a publicidade