A Alemanha teve seu inverno mais quente desde que os registros começaram a ser feitos em 1901, com temperaturas 0,7 grau mais altas do que em recordes anteriores, informou nesta terça-feira (27) o Serviço Meteorológico Alemão
A temperatura média no período de dezembro do ano passado a fevereiro deste ano foi de 4,3 graus, ou seja, 4,1 graus acima do 0,2 grau estabelecido como média para os normalmente invernos gelados alemães. Ventos constantes do sul e do oeste ajudaram a elevar as temperaturas, afirmou o diretor do serviço meteorológico.
"Massas de ar frio não conseguiram se impor desta vez sobre a Europa Central", disse o diretor, Wolfgang Kusch. "Não houve períodos sustentados de temperaturas abaixo de zero", prosseguiu. O recorde anterior de altas temperaturas havia sido registrado nos invernos de 1974-75 e 1989-90, mas elas ficaram em média 0,7 grau mais baixas do que a deste ano.
O serviço informou que este dezembro foi o mais quente em 32 anos, janeiro estabeleceu um novo recorde para o mês e fevereiro caminha para ficar entre os mais altos da história.