O grupo será decidido na quarta-feira, quando os sérvios enfrentarão os ‘Socceroos’ em Nelspruit e os alemães terão pela frente as Estrelas Negras em Johannesburgo, partidas que serão disputadas na mesma hora (15h30 de Brasília).

continua após a publicidade

Após uma grande estreia, a Alemanha, tricampeã mundial renovada com jovens talentos como Masut Ozil e Thomas Müller, não conseguiu superar o esquema inteligente de Antic, que armou bem sua equipe em todos os setores e neutralizou os astros de uma Mannschaft que não empatou por causa da cobrança errada do pênalti por Lukas Podolski.

Considerado o melhor jogador jovem da Copa da Alemanha, em 2006, Podolski teve pelo menos três chances claras de gol perdidas (aos 7 do primeiro tempo, e a aos 12 e 14 do segundo), além de um pênalti cobrado sem convicção para a esquerda que o goleiro Vladimir Stojkovic defendeu aos 15 da segunda etapa.

“Antes do pênalti, estava seguro do que ia acontecer. Tinha uma chance e tinha que me concentrar”, disse Stojkovic.

continua após a publicidade

O jogo ficou mais tranquilo para a Sérvia com a expulsão correta de Klose após uma falta boba que valeu ao jogador o seu segundo cartão amarelo, um golpe psicológico que logo foi aproveitado com o gol de Jovanovic cara a cara com Manuel Neuer, que antes apenas havia sido incomodado por uma falta cobrada pelo zagueiro Aleksandar Korolov aos 33 do primeiro tempo.

A Alemanha, que estava com seu orgulho ferido pela derrota, intensificou seus avanços e quase empatou aos 46 do segundo tempo com uma bomba de Sami Khedira que acertou o travessão. Nessa mesma jogada, Müller salvou o gol sobre a linha, depois de uma conclusão de Ozil.

continua após a publicidade

A Mannschaft fez seu maior esforço entre os 10 e os 15 minutos da segunda parte. Bastian Schweinsteiger e Podolski desperdiçaram boas chances, principalmente o atacante do Colônia, que havia aberto o placar contra os ‘aussies’, mas que nesta sexta-feira teve uma tarde pouco inspirada.

O pênalti tinha sido apitado corretamente após um toque de mão infantil do experiente Nemanja Vidic, zagueiro do Manchester United, que quase arruinou a epopeia sérvia, mas Stojkovic foio herói de um dia histórico para a equipe de Antic, guiada pelo capitão Dejan Stankovic, que mais uma vez foi um trator em campo.