O líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), disse que a oposição quer apresentar ao Conselho de Ética, nesta semana, uma representação contra o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), por quebra de decoro parlamentar.
De acordo com Aleluia, Severino não tem condições de presidir a casa. "Não vamos permitir que os trabalhos andem normalmente sob a presidência de Severino", disse.
Para o deputado João Caldas (PL-AL), o direito de defesa de Severino está sendo cerceado e defende as investigações. Caldas afirma que a oposição não vai conseguir esvaziar o plenário e impedir as votações.
O líder do PT, Henrique Fontana (RS), disse que os deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores não vão impedir as votações no plenário, inclusive o processo de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que deverá ser apreciado pelos parlamentares na quarta-feira (14).
Fontana afirmou que o PT assina a representação contra Severino, mas segundo ele, o mais importante, no momento, é realizar uma investigação rápida que respeite a Constituição. "O PT quer uma investigação profunda, isenta, rápida, que respeita a Constituição e nos permite tratar esse tema com critérios sólidos das provas e de uma análise não baseada em opiniões, mas fatos", disse.