São Paulo – O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) afirmou que será rigoroso com os ausentes as sessões extraordinárias prevendo descontos de salários e aplicação de efeitos administrativos e políticos. "Quem se ausentar por mais de um terço das sessões terá a oportunidade de perda do mandato" disse, em Campinas, no almoço em uma churrascaria organizado pelo PC do B com dirigentes sindicais, membros de movimentos sociais, deputados, prefeitos e vereadores de partidos de esquerda e da ala progressista locais.
O encontro reuniu 250 convidados e teve afagos partidários. Não havia nenhum filiado do PSDB e do PFL. Rebelo foi saudado como o "terceiro homem da República", pelo deputado federal Jamil Murad (PCdo B-SP). Para Nadia Campeão, presidente estadual do partido em São Paulo, essa é a hora de derrotar os tucanos.
O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), pediu o apoio do campo progressista para transformações e novos rumos para a política paulista no próximo ano. O prefeito de Ibaté, Zé Parrela, foi ovacionado como o primeiro prefeito paulista eleito pelo PC do B.
Rebelo avaliou como atípico o ano no Congresso quando os deputados atuaram em CPIs, investigações e cassação de mandatos ao mesmo tempo "tentou votar matérias importantes para o Brasil". Para ele, a auto-investigação e a punição do parlamentar é que mantêm o funcionamento do congresso. "Essa é a nossa demonstração de força, de transparência, com transmissão ao vivo, ao contrário de outras instituições que protegem os seus erros", falou sem nomear quais instituições.
A expectativa de Aldo é que todos os projetos em pauta sejam apreciados. "Mas é evidente que a votação vai se dar a critério dos lideres partidários". As pautas prioritárias são a do Fundeb lei geral da micro e pequena empresa, o Orçamento e a emenda a constituição que reduz o recesso parlamentar. "A eleição ainda é uma página em branco com muitos candidatos fortes inclusive o presidente Lula que sempre teve e tem meu apoio", finalizou.
Na agenda do presidente da Câmara, ainda neste sábado, havia a inauguração da Escola Sindical João Amazonas, em Jaguariúna. Segundo sua assessoria ele passa o final de semana na capital. Rabelo ganhou uma camisa da Ponte Preta do presidente do clube Sergio Carnieri.