O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, disse nesta segunda-feira ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, que o Plenário deve votar nas próximas semanas o Projeto de Lei 5524/05, que cria a loteria Timemania. O objetivo do projeto é arrecadar recursos a fim de pagar as dívidas dos clubes de futebol com a União. A proposta já passou pela Câmara, mas foi modificada pelo Senado. Os deputados ainda precisam analisar alguns destaques apresentados pelos partidos.
No entanto, o projeto só pode ser votado se a pauta do Plenário for liberada com a votação de quatro medidas provisórias e de outras propostas prioritárias. No encontro que teve hoje com Orlando Silva, Aldo Rebelo afirmou que já está praticamente fechado um acordo com a oposição para a votação das quatro MPs (288/06, 289/06, 290/06 e 291/06).
Orlando Silva pediu ainda que Aldo receba nesta quarta-feira (7) um grupo de dirigentes esportivos. Eles pretendem reivindicar a votação do projeto que cria o Estatuto do Esporte (PL 4874/01). Entre outros pontos, o que mais interessa aos dirigentes é a lei de incentivo fiscal ao esporte, que permitirá aos clubes continuar desenvolvendo atividades sociais. De acordo com Silva, trata-se de um projeto consensual.
Copa
O ministro dos Esportes também conversou com Aldo sobre a Copa do Mundo. Ele anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar nesta quinta-feira (8) de uma videoconferência com o técnico Carlos Alberto Parreira e com o capitão da Seleção, o lateral Cafu. Lula vai desejar boa sorte aos jogadores.
Mais cedo, Aldo Rebelo recebeu o embaixador da Croácia, Rade Marelic, que veio tratar da cooperação entre os parlamentos dos dois países. Mas Marelic não escapou de falar sobre o primeiro jogo do Brasil, que será contra o time da Croácia, no próximo dia 13. O embaixador disse que o Brasil tem um time "excelente", mas arriscou o placar de 1 a 1 para o jogo de estréia das duas seleções.
Para Marelic, os dois times vão passar à segunda fase da Copa, embora o time atual da Croácia, em sua opinião, não seja tão bom quanto a equipe que ficou em terceiro lugar no Mundial de 1998, na França. O embaixador ainda elogiou o Brasil, dizendo que tem um excelente time, e afirmou que o jogador que mais admira é Ronaldinho.