Brasília – O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), marcou para a próxima semana uma reunião com o presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP). "Vamos conversar tanto sobre o trabalho do Conselho quanto sobre a relação com a Corregedoria, que é outro orgão da Câmara que trata do mesmo assunto", informou Rebelo.

continua após a publicidade

Izar adiantou hoje (29) que pedirá a Rebelo o envio imediato dos processos contra os 16 parlamentares envolvidos em acusações de recebimento de dinheiro ilícito. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), todos os deputados tiveram de ser ouvidos pela Corregedoria da Câmara antes que a presidência da Casa enviasse os processos ao Conselho

Na condução dos processos de cassação, o recém-eleito presidente da Câmara prometeu "isenção, rigor, equilíbrio e critério de Justiça" para a punição dos culpados. Rebelo também tem reafirmado a intenção de garantir o direito de defesa dos parlamentares com o mandato em risco.

Apesar de ter sido testemunha de defesa do deputado José Dirceu (PT-SP) no Conselho de Ética, Rebelo não pretende se declarar impedido de conduzir uma possível votação de relatório favorável à cassação do ex-ministro da Casa Civil. "Uma pessoa que tem equilibrio e isenção pode conduzir bem um julgamento desse tipo", afirmou.

continua após a publicidade