Aldo diz que relatório pedindo abertura de processo será analisado com isenção

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), afirmou, nesta quinta-feira, que a Mesa Diretora da Casa analisará com "espírito de isenção, de rigor, de equilíbrio e de justiça" o relatório da Corregedoria que pode resultar em abertura de processos contra 16 parlamentares por quebra de decoro parlamentar.

Os 16 deputados foram citados no relatório conjunto das Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito dos Correios e da Compra de Votos.

Aldo disse que ainda não teve acesso ao relatório e também não quis adiantar sua opinião sobre o documento. "Eu não devo, por espírito de equilíbrio e respeito, antecipar nem minha decisão, nem qual seria a posição da Mesa", explicou.

Em entrevista concedida hoje, o 1º vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), que é a favor de que o relatório com os nomes dos 16 deputados siga para o Conselho de Ética. "Vão todos ao Conselho de Ética claramente, porque é no Conselho de Ética que o deputado pode exercer em toda a plenitude o seu direito de defesa", afimou. Thomaz Nonô ressaltou, no entanto, que essa é uma opinião pessoal e que só na reunião da Mesa a decisão será tomada.

A reunião para análise do relatório está marcada para a próxima terça-feira, às 9 horas. Segundo informações da secretaria-geral da Mesa Diretora da Câmara, 11 deputados compõem a mesa: 7 titulares e 4 suplentes. Participam da votação do relatório somente os suplentes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo