O álcool hidratado atingiu 7,40% de participação nas vendas dos combustíveis líquidos vendidos no País em janeiro, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (12) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse patamar só fica abaixo dos 8,13% registrados em dezembro, quando as vendas do álcool atingiram o recorde absoluto na história do País, ao movimentar 637 milhões de litros. Em janeiro, o volume comercializado atingiu 532 milhões de litros, conforme os dados da ANP, com aumento de 7,33% sobre janeiro do ano passado.
A recuperação das vendas do combustível tem sido consistente nos últimos cinco anos e o total comercializado atualmente já é mais do que o dobro do registrado em meados de 2001. Naquele período as vendas do combustível oscilavam em torno de 270 a 280 milhões de litros mensais, com participação de apenas 3,50% no grupo de combustíveis acompanhados pela ANP.
O volume comercializado se acelerou no final de 2005, com o sucesso dos carros flexfuel (bicombustíveis). No final daquele ano, a comercialização do combustível alcançou os 400 milhões de litros mensais, subindo para o patamar atual ao redor de 500 milhões de litros mensais.