Alckmin prepara plano para desenvolver o Centro-Oeste

Depois de lançar um plano para o desenvolvimento da região Nordeste, o candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin, decidiu repetir a estratégia com foco no Centro-Oeste. Alckmin deverá apresentar ainda este mês um projeto com propostas para a região, como reforço da capacidade produtiva, políticas de estímulo aos setores agrícola e turístico, idéias para melhorar a segurança de fronteiras e medidas voltadas ao desenvolvimento sustentável. As propostas estão em fase de conclusão e serão detalhadas junto com o plano de governo, de acordo com informações publicadas no site do candidato.

Alckmin proporá políticas afirmativas como parte da estratégia para reforçar a capacidade produtiva da região. Além disso, o tucano vai apontar preocupações com a infra-estrutura, sugerir soluções para o endividamento do setor e criar condições de segurança e estabilidade para atrair investimentos. "O plano para o Centro-Oeste estabelece medidas imediatas e urgentes, como o reforço e a recuperação da capacidade produtiva na região e propostas estruturais, a longo prazo", afirma o texto

Para a área agrícola, o candidato deverá sugerir investimentos em irrigação, o que, segundo o documento, ajudará a reduzir o problema de perda de safras agrícolas em função do clima. Além disso, serão sugeridas políticas para atenuar o risco dos produtores, como o seguro agrícola e a dinamização do Fundo de Desenvolvimento Regional do Centro Oeste (FCO) administrado pelo Banco do Brasil.

O plano deverá considerar temas como o desenvolvimento sustentável para os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão propostas ações para reduzir a fragilidade do ecossistema e estimular o setor turístico. Uma das propostas para a área de infra-estrutura será a duplicação da BR-163 que, segundo o documento, deverá ajudar a escoar a safra agrícola em direção a Estados como São Paulo e Paraná.

Para a área de segurança, o projeto prevê medidas para combater o contrabando de armas e o tráfico de drogas nas fronteiras secas com Bolívia e Paraguai. A idéia é obter avanços nessa área inclusive por meio de acordos bilaterais com os dois países vizinhos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo