Alckmin diz que vai para segundo turno e minimiza pesquisas

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, disse hoje acreditar que conseguirá chegar ao segundo turno das eleições. Durante entrevista à Rádio Capital AM, o ex-governador paulista voltou a minimizar os resultados das pesquisas de intenção de voto – que apontam vitória de seu adversário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro turno – e destacou que, com o início do horário eleitoral gratuito em rádio e TV, a situação deverá ser modificada favoravelmente aos tucanos.

"Nós estamos confiantes que vamos para o segundo turno e, no segundo turno, nos teremos um bom resultado", afirmou o candidato do PSDB, frisando que a rejeição poderá ser decisiva em uma eventual segunda etapa. "Hoje, praticamente mais um ou dois pontinhos, já tem segundo turno", avaliou. "Tem que ter um certo cuidado com esta questão de pesquisa eleitoral. O que vale é a eleição e eu noto que vai (a candidatura) crescer. Eu não tenho dúvida que vai crescer", complementou, citando como exemplo eleições passadas em que candidatos, antes da votação apontados como favoritos, foram derrotados após a apuração final.

De acordo com Alckmin, a pesquisa traz como ingrediente a lembrança de disputas anteriores, o que favorece, em nível nacional, o candidato Lula, já que, enquanto o ex-governador disputa neste ano a primeira eleição para a Presidência, Lula vem participando deste tipo de pleito desde 1989, quando foi derrotado por Fernando Collor de Mello. "Pesquisa, antes do processo eleitoral, retrata mais o chamado recall, ou seja, a lembrança das últimas eleições", opinou. "Não pode comparar quem é conhecido no Brasil inteiro por todo mundo com quem é conhecido pela metade da população", acrescentou.

Apesar de negar que sua campanha teria iniciado ataques ao adversário petista, conforme noticiou a imprensa ontem, o ex-governador de São Paulo voltou a chamar Lula de "arrogante". "O presidente anda meio arrogante", disse, em referência ao fato de Lula ter afirmado que ganharia a eleição em primeiro turno. "O meu adversário está de salto número 15. Eu vou com as sandálias da humildade", acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo