Brasília – O candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB/PFL) votou às 10h30 deste domingo (29) no Colégio Santo Américo, que fica no bairro Morumbi, capital paulista. Após sair da seção e tirar fotos com eleitores, Alckmin conversou com jornalistas sobre sua expectativa para a votação e fez um balanço da campanha eleitoral no segundo turno. Segundo ele, esse é "momento alto da democracia", quando o povo vai definir o futuro do governo federal nos próximo quatro anos.
"Grande alegria. É um momento alto da democracia. O povo vai definir o futuro do governo federal nos próximos quatro anos. Quero inicialmente agradecer a milhões e milhões de brasileiros e brasileiras que confiaram. Fui recebido em todos os recantos do país, com enorme carinho, calor humano, levando a nossa mensagem de integração nacional e o Brasil em torno de valores princípios, desenvolvimento regional, emprego, renda, trabalho, melhoria do serviço público, eficiência na gestão", elencou o candidato tucano.
Sobre um balanço da campanha no segundo turno, Alckmin respondeu que tudo foi "muito bem". "Tivemos um excelente resultado no primeiro turno. Agora, no segundo turno, foram a todos os debates, levando essa mensagem, discutindo as questões do país. Nós estamos confiantes. O que vai valer é hoje. É o voto na urna e eu tenho absoluta confiança que esse será um voto para corrigir o que está errado. Para o país ter mais oportunidade. Não podemos nos conformar com um Brasil que cresce 2% e melhorar os serviços públicos, cuidar de gente, cuidar com carinho, prestar serviços de qualidade, melhorar a vida das pessoas", disse.
Indagado sobre sua expectativa com a votação e sobre as pesquisas eleitorais, Alckmin disse que aposta na votação de hoje e não em resultados divulgados em pesquisa. "O que vale não é pesquisa. O que vale é voto na urna. Quem vai decidir é o eleitor na cabine indevassável. Aí é que vale. Temos absoluta confiança que o país pode mais. Nossa mensagem é de esperança, futuro, confiança nos brasileiros e no resultado das urnas. Vamos aguardar."
Alckmin votou acompanhado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador eleitor por São Paulo e adversário de Lula na última eleição presidencial, José Serra, além de muitos militantes do partido, que aplaudiam o candidato. Depois da votação, o ex-governador concedeu entrevista e seguiu para acompanhar Serra em outra zona eleitoral. Depois, Alckmin deve acompanhar a apuração dos votos em casa, junto à família.