O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criticou duramente hoje a proposta de criação de um Conselho Federal de Jornalismo (CFJ), encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional. “De vez em quando o governo (federal) tem uma recaída autoritária”, criticou. “Mas o bom da democracia é que a sociedade é muito atenta e tem se colocado fortemente no sentido de defender certos princípios e valores.”
A liberdade de imprensa faz parte da essência do regime democrático, lembra o governador, portanto, não faz sentido a proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo. “Sempre que se tem um sistema autoritário a primeira medida tomada é o cerceamento à liberdade de expressão. E este, certamente, não é o caminho.”
Alckmin disse que existem certos abusos em possíveis denúncias divulgadas pela imprensa. Mas ressaltou que no mundo inteiro é assim. “Para controlar certos abusos temos o poder Judiciário e todos os instrumentos jurídicos disponíveis. Por isso não vejo nenhuma razão para se criar instrumentos que podem ser utilizados para limitar uma ação de liberdade de expressão.”
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna